Urbanização e saúde

0,00

Este curso irá apresentar-vos os principais factores determinantes da saúde urbana. Terá uma visão histórica das principais tendências no planeamento urbano e encontrará uma série de agentes envolvidos no planeamento urbano que lhe darão exemplos de métodos inovadores e abordagens centradas nas pessoas para criar soluções sustentáveis.

*O conteúdo deste curso é em português, com vídeos em inglês legendados tanto em espanhol como em português (europeu).

Ensinado por:

Universidad Politécnica de Madrid

Categoría:
Ver carrito

A rápida urbanização da população mundial resultou em infra-estruturas inadequadas, inactividade física, gentrificação, poluição atmosférica e um número crescente de habitantes de favelas. Todos os factores que desafiam a saúde e o bem-estar das pessoas que vivem nas cidades. Tal como afirmado no SDG11 (ONU, 2015) as sociedades têm de estar na vanguarda da gestão e concepção contínua dos espaços urbanos para assegurar que as cidades e os assentamentos humanos sejam inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Neste curso, aprenderá sobre os principais factores determinantes da saúde urbana. Isto inclui demografia, alterações climáticas, poluição atmosférica, ruído, sistemas de transporte, espaços públicos azuis e verdes, e políticas e investimentos que afectam o sentido de comunidade e segurança pública. Haverá uma visão histórica das principais tendências no planeamento urbano e reunir-se-á com uma série de intervenientes que fornecerão exemplos de métodos inovadores e abordagens centradas nas pessoas para criar soluções sustentáveis.

O curso é estruturado em cinco semanas. Cada módulo inclui vídeos com especialistas internacionais que irão apresentar, analisar e discutir diferentes tópicos. Depois de cada vídeo, poderá testar os seus conhecimentos adquiridos com um pequeno quiz. Finalmente, ser-lhe-á fornecido um conjunto de recursos para o inspirar e o ajudar a sensibilizar e a agir em torno de uma ideia ou solução sustentável no domínio da urbanização e da saúde.

O curso foi desenvolvido (com o apoio do EIT Health) numa parceria entre a Universidade de Copenhaga, a Universidade Técnica de Madrid e a Universidade de Coimbra.

A inscrição no curso permite-lhe visualizar o conteúdo gratuitamente e completar as actividades de avaliação.

A compra de um certificado de conclusão é opcional e estará disponível no âmbito do curso.

Duração: 26 Horas de estudo

Início: 30 de Novembro de 2021
Fim: 3 de Janeiro de 2022

Público-alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação, investigadores e profissionais de diferentes sectores, tais como epidemiologia, psicologia, arquitectura, geografia, gerontologia, ciências ambientais, ciências sociais, biologia, engenharia, etc.

Este MOOC centrar-se-á nos seguintes tópicos

 

  • Tendências, desafios e políticas locais e globais que têm impacto na saúde urbana
  • Agentes e intervenientes envolvidos nas cidades
  • Metodologias de investigação participativa
  • Princípios de inovação e empreendedorismo.

Os estudantes também adquirirão as competências para analisar e discutir a dinâmica do desenvolvimento urbano com referências bibliográficas e provas de estudos de caso.

Conteúdos

  • Módulo 0. Bem-vindo e introdução ao curso

Vídeo 0.0. Bem-vindo ao MOOC “Urbanização e Saúde”.

  • Módulo 1. Como se relacionam a urbanização, a saúde e o planeamento urbano.

Vídeo 1.1. Determinantes da Saúde Urbana

Vídeo 1.2. A evolução dos valores do urbanismo ao longo da história

Vídeo 1.3. Como a poluição atmosférica afecta a saúde

         Vídeo 1.4. Ruído e Som

  • Módulo 2. Envelhecimento e Gentrificação

Vídeo 2.1. Desafios do envelhecimento global num mundo urbanizado

Vídeo 2.2. Como o lugar afecta o envelhecimento

Vídeo 2.3. Gentrificação e saúde

  • Módulo 3. Soluções baseadas na natureza

Vídeo 3.1. Como as infra-estruturas verdes e azuis promovem a saúde das pessoas

Vídeo 3.2. Alterações climáticas e saúde

Vídeo 3.3. Agricultura Urbana

Vídeo 3.4. Actividade Física num Ambiente Urbano

  • Módulo 4. Soluções Inovadoras

Vídeo 4.1. Alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável através do planeamento e concepção urbana

Vídeo 4.2. O impacto do planeamento urbano e de transportes na saúde

Vídeo 4.3. Diminuir a incidência da diabetes nas cidades

  • Módulo 5. Inovação e comunicação

Vídeo 5.1. Inovação e Saúde

Vídeo 5.2. Construir uma Grande História

Vídeo 5.3. Visualize dados para apoiar o seu caso

Profesores:

Flemming Konradsen
Flemming Konradsen, professor de saúde ambiental internacional na Universidade de Copenhaga, tem mais de vinte anos de experiência de investigação e programação no domínio da saúde ambiental e da saúde global. É também o director da Escola de Saúde Global de Copenhaga. O Professor Konradsen centra a sua investigação na saúde humana relacionada com o abastecimento de água, saneamento e higiene; envenenamento agudo por pesticidas; e controlo de doenças transmitidas por vectores na Ásia, África e Europa. Os métodos de investigação incluem a epidemiologia, estudos qualitativos, estudos de custos, promoção da saúde e análise dos sistemas de saúde. Tem uma vasta experiência de investigação multidisciplinar de campo. O Professor Konradsen é responsável por uma série de programas destinados a desenvolver a capacidade de investigação a nível universitário na Ásia e África e tem um envolvimento significativo com programas educacionais na África Oriental, Ásia do Sul e região nórdica. Flemming Konradsen tem trabalhado para organizações internacionais de investigação, universidades, ONG de desenvolvimento e organizações nacionais de investigação.
Elisa Pozo
Elisa Pozo é arquiteta e urbanista, MsC em Villes Durables (UPEM-IFU, 2014) e MsC em Ambiente e Arquitectura Bioclimática na UPM (MAYAB, 2019). Actualmente é investigadora no Grupo ABIO-UPM e candidata a doutoramento em envelhecimento activo e urbanismo, coordenando projectos europeus na Universidade Politécnica de Madrid sobre educação inovadora e saúde urbana. Trabalha e colabora com diferentes estúdios e equipas de engenharia. Desde 2006 tem colaborado em múltiplas ONG e associações, trabalhando com colectivos vulneráveis.
Ângela Freitas
Ângela Freitas é doutorada em Geografia Humana pela Universidade de Coimbra e membro do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UC). Os seus principais campos de investigação incluem saúde urbana, planeamento urbano saudável, avaliação do impacto das políticas na saúde e investigação participativa. O seu doutoramento explora o papel que os governos locais podem desempenhar na promoção da saúde e bem-estar da população e o impacto das políticas municipais na equidade da saúde.
Miguel Padeiro
Miguel Padeiro é professor assistente de Geografia Humana na Universidade de Coimbra e membro do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UC). Os seus principais campos de investigação incluem o uso do solo e o planeamento urbano, o envelhecimento e ambientes favoráveis ao envelhecimento, saúde urbana, transportes e questões de mobilidade.
Esther Higueras García
Ester Higueras Garcia é doutora em arquitectura, e professora nos programas de mestrado Ambiente e Arquitectura Bioclimática e Ordenamento do Território na Universidade Politécnica de Madrid (UPM). Tem participado em muitos cursos de pós-graduação e conferências. É membro da equipa do grupo de investigação ABIO (Bioclimatic Architecture in a Sustainable Environment – UPM). Desde a sua tese de doutoramento em 1997, tem vindo a combinar teoria e prática em projectos de planeamento ambiental, desenho urbano bioclimático, estratégias passivas aplicadas à escala urbana, paisagem cultural e políticas ambientais.

Información adicional

Modalidad

MOOC

Información del vendedor

  • ¡Aún no se han encontrado valoraciones!